sábado, 12 de janeiro de 2013

Campinas ->>> Pelotas

Quinta feira final de tarde chuva por todo lado, a frente fria passando lentamente por SP .  Mas a foto de satélite animou, pois tudo estava limpo atrás dela.  Despertador colocado para as 5:15, vi o nascer do sol de dentro do carro no final da Marginal Tietê em São Paulo. 

Cheguei muito rápido em Atibaia, e as 7:00 da manhã estava pronto para decolar na proa de Campinas (Amarais).  Sim porque precisava encher o tanque do avião tanto de gasolina como de óleo de fumaça.  Havia combinado com o Edo e ele colocou a estrutura do hangar dele a disposição.  

Na frente do hangar do Edo em Campinas, RV7 e o Albatroz

A única coisa chata foi o plano de voo por telefone, fiquei tipo 20 minutos com o pessoal do Aeroporto de Viracopos no telefone.  Eles pedindo fixos a cada hora de voo, eu olhando o IPAD no programa NavPro estimando mais ou menos os fixos enfim a burocracia para um voo VFR.  


Início do voo com um pouco de nuvens abaixo, já voando a 10.500 pés 

Na região de Curitiba o tempo deu uma fechada, a oeste dava para ver que estava tudo aberto, então para ganhar tempo resolvi prosseguir em frente, uma vez que grandes desvios implicariam de ter de pousar para reabastecer o avião.  Chamei o VOLMET Curitiba, e deram as condições de meteorologia de vários aeroportos adiantes, tudo aberto VFR. 

Voando em cima de Curitiba, fechado solidamente, mas aqui em cima estava tudo bonito


Serviço de radar zero, cruzei com um avião o controle não falou nada, aliás, pedem para monitorar a frequência nem precisa falar mais. Tinha um pouco de vento de frente de uns 10kts, mas mesmo assim conseguir voar com boa velocidade , 150kts sobre o solo. 


Passando pelos vales de Santa Catarina


Tanto em Curitiba como e Porto Alegre eu consegui cruzar as TMAs voando VFR pelo meio, estava sempre a 10.500pés, e solicitei autorização aos controles, isso ajudou bastante e eu não sabia que era possível, pois estamos acostumados a voar baixo nos corredores visuais.  Talvez pelo baixo tráfego ?

Passando em Porto Alegre, Guaíba a vista

Escolhi aterrisar no aeroporto de Pelotas para evitar a burocracia de Porto Alegre.  Enviei um fax solicitando alfândega, e não poderia ter sido uma melhor escolha.  Assim que saí do avião a policia federal já me aguardava no simpático terminal do aeroporto.  Em menos de 10 minutos já estava liberado para seguir viagem.   

Aeroporto Internacional de Pelotas

Do aeroporto de Campinas (SDAM) até Pelotas (SBPK) percorri 600NM em 4.1 horas, vento levemente de frente deu um pouco menos que 150kt, voando a 10.500 pés, 113 litros, como a capacidade do tanque é de 152litros ainda tinha 1h15 de autonomia.  Voei nesse trecho LOP -20 graus, com 2300 RPM e 22" , é o que dá o motorzinho aspirado... 28 l/h.

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